FRATURAS DE MÃO E PUNHO
Quando falamos em fraturas de mão e punho, estamos nos referindo a uma situação caracterizada pela presença de um ou mais ossos quebrados na região.
Nas mãos, as fraturas podem acontecer nas falanges (fratura dos dedos), nos ossos do metacarpo (região da palma da mão) e nos ossos do carpo (região do punho).
Fratura no punho é um termo médico utilizado para um punho quebrado. O punho é composto por oito pequenos ossos que se juntam com os dois ossos longos do antebraço chamados de rádio e ulna. Apesar de uma fratura poder ocorrer em qualquer um desses dez ossos, o mais comumente acometido é o rádio.
FRATURA DE RÁDIO DISTAL
A fratura do rádio distal geralmente resulta de queda sobre a mão estendida. A maioria das fraturas distais do rádio tem desvio ou angulação dorsal (algumas vezes chamada de fratura de Colles); são comuns, especialmente entre os adultos e idosos.
FRATURA DE ESCAFÓIDE E OSSOS DO CARPO
A Fratura de escafóide usualmente resulta da hiperextensão do punho, geralmente durante uma queda sobre a mão estendida. É uma lesão em um dos oito pequenos ossos que formam o pulso, também conhecidos como ossos do carpo. Estes, por sua vez, se encaixam entre o antebraço e a mão, e o escafóide fica abaixo do polegar.
FRATURA DE METACAROPO E FALANGE
Metacarpo é a região formada por cinco ossos alongados, iguais e articulados de um lado com os ossos do carpo e do outro lado com as falanges. A fratura do metacarpo é uma lesão óssea que, dependendo de sua característica, pode ser tratada de formas mais simples, ou às vezes, requer um tratamento cirúrgico.
O tipo de fratura mais comum é a falange distal (ponta do dedo), e ocorre, geralmente, nos traumas diretos como bater uma bola, bater uma porta, queda, um trauma por batida.
LESÃO LIGAMENTAR DE PUNHO E LUXAÇÃO DO PUNHO
Lesão do ligamento de punho significa que o ligamento que une o osso escafóide e o semiulnar foi rompido. Se após uma queda com trauma no punho (principalmente se apoiou a mão no chão ao cair) houve inchaço, hematoma, dor para movimentar o punho, sensação de perda de força e dor que está demorando mais tempo para passar, há chance de haver lesão ligamentar.
A luxação do punho se refere à perda da congruência articular entre dois ossos, onde, a articulação perde sua anatomia habitual porque um dos ossos se desarticula do outro movendo-se em outra direção.
LESÃO DE PONTA DE DEDO
As lesões de ponta de dedo são divididas naquelas em que há perda de substância (amputação) e naquelas por corte ou esmagamento em que não há perda de tecido. As amputações também podem ser divididas nas que atingem apenas as partes moles e as que atingem também o osso.
LESÃO DE TENDÃO
Os tendões são formados por tecido conjuntivo denso modelado e ligam as extremidades dos músculos aos ossos, por isso, quando há uma lesão, é comum haver comprometimento de movimentos e também dor. A lesão mais famosa nos tendões é a tendinite, que é a inflamação dos tendões. Na mão, a lesão de tendão causa déficit na extensão dos dedos da mão (incapacidade de esticar os dedos).