top of page

Fraturas de mão e punho



As fraturas de mão e punho afetam uma das partes do nosso corpo que mais são acionadas durante a execução de tarefas básicas do dia a dia. Afinal, a mão e/ou punho são responsáveis por um complexo sistema de movimentos e funções.


Dessa forma, entender melhor quais são os principais tipos e as causas para fraturas nessa região, reconhecer os sintomas e, principalmente, saber quais são as opções de tratamento para restabelecer o funcionamento da mão e do punho é imprescindível.


O sinal mais evidente de uma fratura na mão e/ou no punho é a dor intensa, que pode se agravar conforme o movimento. Além disso, o paciente pode apresentar edema (inchaço), deformidade e sensibilidade ao toque, sinais que variam com o tipo e a gravidade da fratura.


Qual a fratura mais comum na mão?

Nas mãos, as fraturas podem acontecer nas falanges (fratura dos dedos), nos ossos do metacarpo (região da palma da mão) e nos ossos do carpo (região do punho). As mais comuns, que representam 80% dos casos, são as de falange e metacarpo.


Como identificar uma fratura na mão?

Sinais e Sintomas

  1. Dor e inchaço.

  2. Dificuldade para movimentar a mão, o punho e/ou os dedos.

  3. Deformidades como o dedo torto ou arqueado.

Quanto tempo leva para curar uma fratura na mão?

A grande maioria das fraturas na mão consolidam entre 3 e 4 semanas, período que o paciente irá usar o gesso ou órtese. A indicação de cirurgia depende do tipo de fratura e do deslocamento. Como regra geral fraturas que afetam a articulação e que apresentam deslocamento, mesmo que pequeno, devem ser fixadas com cirurgia.


Como tratar uma fratura na mão?

Para cada grau de fratura da mão existe um tratamento mais indicado. Os casos mais graves podem precisar de uma intervenção cirúrgica, são colocados parafusos, pinos ou placas em algumas situações. Porém, na maioria das vezes o problema pode ser resolvido com a imobilização do local com tala ou gesso.

Qual a fratura mais comum no punho?

Existem diversos tipos de fraturas do punho, porém as mais comuns são as do rádio distal (osso que se estende pela parte lateral do antebraço e vai do cotovelo até o punho). Normalmente, ela ocorre em quedas nas quais há impacto no punho.


Como saber se quebrei algum osso no punho?

Os seguintes sintomas podem ocorrer:

  1. O pulso fica dolorido e inchado.

  2. Girar o pulso causa dor.

  3. O pulso pode parecer disforme.

  4. Às vezes, dormência na ponta do indicador ou dificuldade para juntar o polegar e o dedo mínimo.


Quanto tempo leva para curar uma fratura no punho?

As fraturas do punho consolidam em média após seis semanas (45 dias). Nesse período o paciente permanece imobilizado quatro semanas com gesso acima do cotovelo e mais duas semanas com uma luva gessada (cotovelo livre).


É necessário fazer cirurgia quando fratura o punho?

O tratamento de uma fratura sem desvio que não representam deformação são tratadas com imobilização com gesso ou tala. Já as fraturas com deslocamento necessitam de uma atenção maior, podendo ou não ser necessário um procedimento cirúrgico.


O médico responsável por diagnosticar e tratar fraturas é o Ortopedista e Traumatologista, no caso de fraturas de mão e punho, é necessário que este médico tenha especialidade em Cirurgia da Mão e Microcirurgia. O Dr. Igor Rabelo já atendeu diversos casos de fraturas de mão e punho. Agende uma consulta: WhatsApp (85) 99401-9663

Commenti


bottom of page