A microcirurgia reconstrutiva é uma técnica que utiliza o microscópio para manusear estruturas delicadas, como os nervos. A cirurgia é reparadora para lesões como cortes. Entenda o procedimento.
Muitos procedimentos cirúrgicos visam à manipulação de estruturas anatômicas com dimensões milimétricas. Por isso, diversas vezes o cirurgião de mão se vale de instrumentos de aumento, como lupas e microscópios cirúrgicos. Esses procedimentos são denominados microcirurgias.
Por meio da microcirurgia, o Dr. Igor Rabelo, cirurgião da mão, realiza reimplante de membros amputados, conexão de nervos periféricos delicados e reconstruções de tecidos e ossos. Também faz reimplante de membros amputados, de dedo, mão e região do punho. Em alguns casos é possível refazer a recolocação do membro através das técnicas microcirúrgicas.
Esta técnica é utilizada para reparar cirurgicamente lesões em nervos. É possível reparar essas estruturas utilizando a técnica da microcirurgia reconstrutiva. Outro exemplo são os casos em que o paciente que sofreu perda do revestimento cutâneo, a perda da pele em alguma região da mão. A técnica é feita com retalhos ou enxertos.
Com a microcirurgia, é possível conectar cuidadosamente – com o uso de microscópios, lentes e pinças especiais – os nervos, veias e artérias. Assim, o tecido transplantado pode se adaptar perfeitamente ao novo local, protegendo e até devolvendo a função da região acometida.
Da mesma forma, é possível fazer o enxerto microcirúrgico de nervos, a fim de garantir a motricidade e a sensibilidade das partes operadas.
Dentre os casos indicados à microcirurgia na área de Ortopedia e Traumatologia estão: lesões por acidentes de trabalho, por prática de esportes, acidentes de trânsito, doenças congênitas, fraturas decorrentes de osteoporose, entre outras condições.
Enxerto de pele, reconstrução com retalho miocutâneo, transplante com anastomose vascular e microcirurgia do plexo braquial estão entre os procedimentos mais frequentes.
O termo “microcirurgia"
O nome “microcirurgia” parece estar relacionado a um procedimento pequeno e de simples execução. Entretanto, a técnica de Microcirurgia Reconstrutiva exige um aprofundado conhecimento anatômico e princípios cirúrgicos refinados.
O que ocorre é que as estruturas abordadas são de pequeno calibre — veias, artérias, nervos, tendões, músculos e tecidos milimétricos. Na verdade, são operações bem complexas.
A microcirurgia reconstrutiva pode envolver o uso de tecidos que são retirados do corpo do próprio paciente (enxerto) e transferidos para a área anatômica que necessita de correção. Os retalhos podem reconstruir o revestimento cutâneo, muscular e esquelético do paciente, preservando seus membros lesionados e, muitas vezes, evitando uma amputação.
Avaliação física no consultório
Além da microcirurgia reconstrutiva, o Dr. Igor Rabelo também atua no diagnóstico de problemas como tendinites, sinovites, fraturas dos ossos da mão e do punho e lesões de nervos, sejam essas de origem traumática ou compressiva.
Mesmo que esses problemas sejam de tratamento cirúrgico, muitas vezes são realizados procedimentos ambulatoriais nos quais os pacientes têm alta no mesmo dia sem a necessidade de permanecerem internados.
O Dr. Igor Rabelo tem um longo caminho trilhado na Ortopedia e Traumatologia, e já realizou diversos procedimentos de Microcirurgia da mão e punho. Ficou com dúvida? Entre em contato e agende uma consulta: WhatsApp (85) 99401-9663
Σχόλια