A tendinite é uma inflamação que ocorre nos tendões. Pode ser por motivos de esforço repetitivo ou sobrecarga. Os tendões são fibras resistentes agrupadas localizadas entre os músculos e o osso.
Os movimentos de dobra dos dedos e os movimentos responsáveis pelo esticamento dos dedos e dos punhos, por exemplo, somente são possíveis pela presença dos tendões extensores e flexores. Quando inflamam, causam dor, inchaço e dificultam os movimentos da mão e punho.
Quanto tempo leva para curar a tendinite?
O tempo de recuperação para a tendinite é de alguns dias a, no máximo, seis semanas, dependendo do início do tratamento.
Qual é o tratamento para tendinite na mão e punho?
O tratamento pode ser feito com compressas de gelo, uso de anti-inflamatórios, relaxante musculares indicados pelo médico especialista em mão, e algumas sessões de fisioterapia para aliviar a dor e o desconforto, combatendo a inflamação, melhorando a movimentação das mãos e a qualidade de vida do paciente.
Qual é a diferença entre Tendinite e Tenossinovite?
Basicamente, a diferença entre tendinite e tenossinovite está na região afetada: no primeiro caso a inflamação acomete apenas o tendão, enquanto na tenossinovite a tendinite é acompanhada por inflamação da cobertura que protege o tendão (bainha do tendão).
Tendinite
A tendinite na mão é um processo inflamatório que acomete os tendões localizados na parte dorsal ou ventral da mão. As causas para o desenvolvimento da inflamação incluem uso excessivo de tablets, celulares e computadores por causa de movimentos repetidos.
Os sintomas mais comuns são inchaço, formigamento, dormência e dores nas mãos. A sobrecarga dos tendões que resulta na tendinite é um problema bastante comum e que pode prejudicar a realização de tarefas básicas do dia a dia, comprometendo também o paciente de trabalhar.
Tenossinovite
A tenossinovite é inflamação da bainha do tendão, um tecido que cobre os tendões e facilita o movimento e a conexão dessas estruturas com os músculos e ossos.
As causas incluem lesões anteriores causadas por traumas, quedas e movimentos repetitivos. Os atletas têm uma predisposição maior. Os sintomas incluem dor, fraqueza/falta de força muscular na região, e dificuldade para movimentar a articulação.
Como tratar tendinite e tenossinovite?
Primeiramente, é importante frisar que a tendinite e a tenossinovite não se curam sozinhas. Devem ser tratadas com medicamentos específicos para a doença, prescritas por um médico ortopedista especialista em mão.
Em ambos os casos, o médico pode indicar o uso de antiinflamatórios e analgésicos oral e injetável para acabar com a inflamação e aliviar os sintomas. A imobilização da mão através do uso de talas e tipóias, por exemplo, pode ser necessária para ajudar na recuperação. Além disso, não está dispensada a fisioterapia, para recuperar os movimentos de forma segura e mais rápida.
Se você está sentindo algum dos sintomas mencionados, saiba que procurar ajuda especializada o quanto antes é importante para não desenvolver uma tendinite crônica e mais difícil de tratar. O Dr. Igor Rabelo é Ortopedista e Traumatologista especialista em mãos e punhos, agende sua consulta para uma avaliação e tratamento adequados. WhatsApp (85) 99401-9663
Comentarios